sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

O PRESÉPIO DE NATAL


                Um dos maiores símbolos de Natal, sem dúvida alguma, é o presépio. São as imagens colocadas junto ao pinheiro, representando o nascimento de Jesus Cristo, conforme está escrita na Bíblia cristã. Suas peças são feitas de materiais variados, dependendo da criatividade de quem o monta. Uns utilizam de madeira, outros de lixo reciclável, também de gesso, etc. O tamanho também pode variar, pois tem locais que se coloca miniaturas e outros que fazem em tamanho real, dependendo do espaço físico que se tem.

             De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico, montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo. No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

                  É tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de Natal. Os presépios podem várias em tamanho e materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.

Peças do presépio (personagens representados)

- Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador)

- Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo)

- José (pai de Jesus Cristo)

- Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus)

- Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu)

- Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus)

- Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu)

- Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu)

- Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar).

          Também o presépio, na atualidade, é frequente ver representações de pessoas interpretando os personagens bíblicos para passar às demais pessoas a representação dessa crença cristã. Observamos com maior frequência esse tipo de representação nas igrejas cristãs, que na noite da véspera de Natal fazem suas celebrações religiosas em homenagem as suas tradições.


Fonte: Sua Pesquisa.com, pelo link http://www.suapesquisa.com/natal/presepio_natal.htm, acessado no dia 25 de dezembro de 2015.

Equipe Novos Historiadores do Brasil

Contato pelo e-mail novoshistoriadores@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário