sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

O PRESÉPIO DE NATAL


                Um dos maiores símbolos de Natal, sem dúvida alguma, é o presépio. São as imagens colocadas junto ao pinheiro, representando o nascimento de Jesus Cristo, conforme está escrita na Bíblia cristã. Suas peças são feitas de materiais variados, dependendo da criatividade de quem o monta. Uns utilizam de madeira, outros de lixo reciclável, também de gesso, etc. O tamanho também pode variar, pois tem locais que se coloca miniaturas e outros que fazem em tamanho real, dependendo do espaço físico que se tem.

             De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico, montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo. No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

                  É tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de Natal. Os presépios podem várias em tamanho e materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.

Peças do presépio (personagens representados)

- Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador)

- Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo)

- José (pai de Jesus Cristo)

- Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus)

- Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu)

- Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus)

- Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu)

- Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu)

- Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar).

          Também o presépio, na atualidade, é frequente ver representações de pessoas interpretando os personagens bíblicos para passar às demais pessoas a representação dessa crença cristã. Observamos com maior frequência esse tipo de representação nas igrejas cristãs, que na noite da véspera de Natal fazem suas celebrações religiosas em homenagem as suas tradições.


Fonte: Sua Pesquisa.com, pelo link http://www.suapesquisa.com/natal/presepio_natal.htm, acessado no dia 25 de dezembro de 2015.

Equipe Novos Historiadores do Brasil

Contato pelo e-mail novoshistoriadores@gmail.com


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

2015 RELEMBRA OS 60 ANOS DA ATITUDE DE ROSA PARKS


      No dia 01 de dezembro de 1955, no município de Montgomery, na capital do Alabama nos Estados Unidos, Rosa Parks sentou-se nos primeiros acentos do ônibus, após o dia de trabalho, para descansar enquanto ia para sua casa. Naquela época, as primeiras fileiras de acentos eram designados somente para homens e mulheres com a cor de pele branca.

         Quando o motorista – branco – exigiu que ela e outros três negros se levantassem para dar lugar a brancos que haviam entrado no ônibus, Parks se negou a cumprir a ordem. Ela continuou sentada e, por isso, foi detida e levada para a prisão.

         O protesto silencioso de Rosa Parks propagou-se rapidamente. O Conselho Político Feminino organizou, a partir daí, um boicote de ônibus urbanos, como medida de protesto contra a discriminação racial no país. Martin Luther King Jr. foi um dos que apoiaram a ação. O ativista e músico Harry Belafonte lembra-se como sua vida mudou, após o dia em que King o chamou por telefone para pedir apoio à ação da mulher que ficou conhecida como a "mãe dos movimentos pelos direitos civis" nos EUA.

        "A atitude de Rosa Parks nos permitiu reagir contra as pressões política e social que caracterizavam nossa sociedade. Quando King me telefonou, me chamando para um encontro, comecei, pela primeira vez, a lutar oficialmente por essa causa. Quando nós nos vimos e falamos sobre seus planos, percebi que a partir dali eu me engajaria no movimento liderado por ele e Rosa Parks. Foi um momento muito importante", lembrou Belafonte.

        Poucos dias depois da atitude espontânea de Parks, milhares de negros se recusaram a tomar ônibus a caminho do trabalho. Enquanto as empresas de transporte coletivo começaram a ter prejuízos cada vez maiores, os negros andavam – caminhando muitas vezes vários quilômetros – acenando e cantando pelas ruas, sendo também frequentemente xingados e agredidos por brancos.

Fonte: DW Made For Minds, acessado pelo link http://www.dw.com/pt/1955-rosa-parks-se-recusa-a-ceder-lugar-a-um-branco-nos-eua/a-340929, acessado no dia 08 de dezembro de 2015.

Equipe Novos Historiadores do Brasil
Contato pelo e-mail novoshistoriadores@gmail.com