quinta-feira, 17 de setembro de 2015

FUGIR DA GUERRA PARA ENFRENTAR UMA NOVA GUERRA


A América sempre foi uma terra que sempre acolheu enorme quantidade de imigrantes vindos de muitas partes do mundo, principalmente da Ásia e da Europa no século XIX, com sua maioria se direcionando para a América Central e América do Sul. Teve por volta dos séculos XV e XVI imigrantes que aproveitaram a oportunidade para colonizar e formar novas nações.

Atualmente, em pleno século XXI, o mundo tem presenciado uma enorme movimentação de pessoas fugindo das guerras civis do continente africano se direcionando para a Europa e para a América. Quanto a Europa apenas está tendo um processo histórico, onde em seu processo de evolução do Velho Mundo se utiliza de algumas diretrizes militares e imperiais para retirar pessoas de origem mais humildes para o continente africano e agora essas pessoas retornam necessitando de ajuda. A América tem então o dever de acolher os refugiados já que na América do Norte temos os interesses dos Estados Unidos que impede a ONU de intervir nos países afetados com a guerra para não perderem uma de suas fontes de renda: a venda de armamentos para a continuidade desses atos de combates.

O Brasil, assim como alguns outros países, tem recebido uma grande leva de imigrantes que fogem de seus países em embarcações precárias e correndo risco de vida e problemas de saúde pelo oceano. Cenas chocantes como o de pessoas aparecendo mortas nas praias, “coiotes” deixando crianças em estação de ônibus por que seus pais não tem mais dinheiro para pagar o restante do trajeto e facções criminosas escravizando pessoas com falsas promessas de lhes ajudarem com regularização de documentos e aproximação com sua família. O pior de tudo é que fogem da guerra para ter paz nos países que chegam e acabam tendo que enfrentar outro tipo de guerra: a xenofobia e o racismo.


O mundo está apenas presenciando o que na história se perdeu, o reconhecimento de povos que foram expulsos de suas terras e de guerras religiosas e políticas que são travadas pelos mesmos motivos que se tinha no início das cidades-estados com o império romano e outros impérios que tinham como forma de ter o respeito dos demais o sistema expansionista, são nações querendo expandir sua ideologia pelo mundo e que arrumaram outras formas de se infiltrar em nações alheias para assim ir espalhando seu “respeito” a partir do terror, quando as pessoas pararem de querer a guerra para querer realmente a paz a partir da paz iremos parar de ver as pessoas expulsando e matando pessoas.


Jéferson Cristian Guterres de Carvalho
Graduando em História na Universidade Luterana do Brasil – Campus Canoas